Por
Maria Fernanda
Nesta edição do Mídia Programática PontoCom, nosso podcast, tivemos uma aula muito massa com os nossos queridos Bruno Oliveira e Edu Sani, respectivos CMO e CEO da ADSPLAY e fomos bombardeados com muito conhecimento sobre ROI, ROAS e CAC e a importância de mensurar essas métricas.
Vamos começar pelo básico, definindo o que cada uma dessas siglas significa:
ROI: Retorno sobre investimento (Return on investment), é um indicador capaz de demonstrar em números qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado.
Por meio da análise cuidadosa desse dado, é possível identificar as principais fontes de renda do seu negócio, os canais de comunicação mais eficazes para divulgar o seu produto e se o desempenho das suas campanhas de marketing está de acordo com o planejado.
ROAS: Retorno sobre investimento publicitário (Return on Advertising Spend), se refere a gastos voltados à publicidade. Métrica utilizada para mensurar a receita e os custos envolvidos (aportes realizados) sobre uma campanha publicitária. É como se fosse uma espécie de ROI voltado especificamente para anúncios pagos.
CAC: Custo de aquisição de clientes (Customer Acquisition Cost) é o investimento médio realizado, no sentido dos esforços diretos, para que um cliente seja conquistado. Normalmente, ele é um processo utilizado nas áreas de marketing e vendas, mas outros setores podem utilizá-lo.
Agora que você já sabe a definição de cada uma dessas métricas, é importante saber como utilizá-las de forma efetiva, garantindo que através dos dados obtidos, seja possível mensurar a eficácia da estratégia adotada por uma empresa, que vai desde a definição do seu orçamento a ser investido, canal de distribuição do conteúdo e por fim, com quem desejamos nos comunicar.
Um ponto interessantíssimo abordado durante nosso bate papo, foi a questão do que é “Data Driven”, que traduzido significa: “orientado por dados”. Num tom cômico e irreverente, Bruno nos lembra uma máxima que reforça e norteia esse conceito: “Data beats opinion”, ou seja, os dados superam a opinião. Significa que uma estratégia fundamentada em dados sólidos dispensa achismos e suposições. Os números falam por si.
Já deu para perceber que conteúdo é o que não falta por aqui, né? Para adquirir conhecimento e entender mais a fundo a importância dos dados na estratégia de marketing da sua empresa, basta clicar aqui e acompanhar o episódio completo, direto no nosso canal do Spotify. Se eu fosse você, não ficaria fora dessa!
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